Unicamp: acertamos os temas da redação!

A redação da segunda fase do vestibular na Unicamp, realizada nesse domingo (14), abordou os temas ‘pós-verdade’ e ‘liberdade de expressão’. Dessa forma, os vestibulandos fizeram não apenas um, mas dois textos. Os alunos do Colégio Brasilis estavam muito bem preparados para desenvolver a prova, uma vez que já haviam estudado ambas as temáticas em sala de aula.

A professora de Redação do Colégio Brasilis, Fabiana Koba, discutiu a pós-verdade e a liberdade de expressão, entre diversos outros temas, com as turmas do 3º ano do Ensino Médio. No decorrer do ano, os alunos debateram ideias sobre as temáticas propostas e, em seguida, elaboraram redações individuais, com foco nos grandes vestibulares do país.

Para os estudos sobre a liberdade de expressão, os alunos leram textos de apoio e, em seguida, fizeram uma discussão sobre os diversos aspectos que envolvem a questão. Entre os pontos observados estava a diferença entre liberdade de expressão e o chamado "discurso do ódio". Após as atividades, os estudantes fizeram as redações expressando suas ideias e argumentações.

Já a temática da pós-verdade foi abordada em prova. A professora solicitou às classes que ficassem atentas aos grandes acontecimentos da atualidade, especialmente aqueles com apelos sociais, políticos e jornalísticos. Durante a avaliação, os alunos leram textos de apoio e, a partir deles, desenvolveram a dissertação sobre a pós-verdade.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, destaca que o trabalho desenvolvido em sala de aula deu aos alunos as melhores condições para elaboração de uma redação com conteúdo adequado e bons argumentos. "O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do país e estamos muito felizes por saber que nossos alunos estavam bem preparados para realizar as provas".

FUVEST

O Colégio Braslis também acertou o tema da redação da Fuvest! Acesse o link e confira as informações completas: http://www.colegiobrasilis.com.br/pagina/fotos-e-noticias/fuvest-alunos-debateram-tema-da-redacao-em-aula-especial