Tarsila do Amaral inspira Projeto de Leitura

Os alunos do Infantil IV, da unidade I, participaram do “Projeto de Leitura” durante todo o ano letivo. As atividades foram divididas em diversas etapas e inspiradas na vida e obra da artista Tarsila do Amaral.

Por meio do trabalho de pesquisa, leitura de textos informativos e rodas de conversa, os alunos descobriram curiosidades sobre a artista e seu trabalho. As crianças conheceram de forma mais detalhadas a tela “Abaporu”, uma das mais famosas obras de Tarsila.

Para aprofundamento dos conhecimentos, foi realizada a leitura de um total de cinco livros, de autores diferentes, que contam a história da artista e tratam de sua obra. Todo o conteúdo teve direcionamento adequado para a idade dos alunos.

Ainda como parte do Projeto de Leitura, cada aluno recebeu uma ficha individual, onde eram feitos os registros dos nomes dos alunos e o título dos livros com as datas de retirada e entrega. Os pequenos demonstraram muita curiosidade e gosto pela leitura, sendo que puderam reconhecer vogais, consoantes, sílabas e palavras. Eles ainda compartilharam com a turma suas percepções sobre os livros que mais gostaram de ler.

Para tornar o aprendizado ainda mais interessante e divertido, as crianças puderam fazer a pintura de suas próprias telas para releitura de “Abaporu”. Ao final do projeto, os quadros foram transformados em presentes de Natal, para serem entregues às famílias.

As crianças aprenderam sobre o significado dos presentes natalinos e, durante as aulas de artes, prepararam as sacolas, envelopes e cartões. O material foi utilizado para enfeitar a árvore de Natal do Colégio Brasilis.

Encerramento

Como encerramento do “Projeto de Leitura”, as crianças visitaram o Sítio Terra Brasilis. Os alunos fizeram troca e leitura de cartinhas, brincadeiras para adivinhação do amigo secreto e entrega de presentes (livros). O passeio ainda incluiu uma confraternização com deliciosos alimentos enviados pelas famílias!