Aniversário do Alfabeto incentiva leitura e escrita

As crianças do Ensino Fundamental participaram do projeto "Sr. Alfabeto" na unidade III do Colégio Brasilis. A atividade foi baseada na obra literária “O Aniversário do Seu Alfabeto”, do escritor Ademir Piedades. Por meio da atividade lúdica, as crianças foram incentivadas a fazer a identificação e escrita das letras, o que auxilia no processo de alfabetização e formação das palavras.

Para início do projeto, foi realizada a leitura do livro em sala de aula. Na história, o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e a esposa dele convida todas as letras para a festa. Cada uma levou um presente especial, de forma que as crianças aprenderam palavras iniciadas com as letras correspondentes. Por exemplo, o F levou para o Seu Alfabeto uma fotografia de quando ele estudava na pré-escola.

Após a leitura, a turma deu continuidade ao projeto de estudo. A professora confeccionou uma mochila com formato do boneco do Sr. Alfabeto. Todos os alunos puderam ficar com ela em casa durante uma semana, levando na segunda e trazendo de volta na sexta-feira. Cada criança trazia de casa um livro para compartilhar com os demais colegas. Após a sala ter compartilhado as obras literárias trazidas de casa, foi a vez de cada aluno levar um livro do Colégio para leitura com os pais.

Para finalizar o projeto, a sala fez uma festa de aniversário para o senhor Alfabeto, com direito a bolo e decoração com bexigas! As crianças levaram um presente que começasse com a letra de seus nomes. Todos confeccionaram um cartão para dar os parabéns ao personagem, sendo que os pequenos utilizaram as técnicas do gênero textual "cartão e convite" na hora da escrita.