Semana de comemorações: Dia do Índio, Descobrimento do Brasil e Dia do Livro

As datas comemorativas são importantes para reforçar conteúdos e promover atividades diferentes com os alunos. Na última semana, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Colégio Brasilis lembraram o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o Dia do Índio (19 de abril) e o Dia do Descobrimento do Brasil (22 de abril).

Para valorizar a literatura nacional, foram realizadas diversas atividades nas unidades I e III. As crianças participaram de contação de histórias, assistiram a um vídeo sobre a vida de Monteiro Lobato e dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, confeccionaram fantoches e fizeram até um livro.

Já para trabalhar a cultura indígena, os alunos aprenderam sobre a arte, os costumes e a importância de respeitar os índios. No Ensino Fundamental, as crianças fizeram uma cabana com recortes e colagens. Na Educação Infantil, descascaram milho para conhecer o fruto, também comeram pipoca e descobriram que a palavra “pipoca” é de origem indígena e significa milho estourado.

O Descobrimento do Brasil foi lembrado com a história e as personagens principais do período, explicando a forma de locomoção da época. Em seguida, os alunos realizaram uma atividade na aula de artes, reproduzindo a embarcação com papéis e dobraduras. Outra atividade para comemorar a data foi a realização de teatro com a participação das crianças.