Semana da Pátria incentiva valorização da nação

A democracia é uma vitória dos brasileiros e deve ser exercida com cidadania. A Semana da Pátria inspira uma série de reflexões sobre a importância da independência e as conquistas dos direitos do povo brasileiro. O tema foi abordado junto aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, que descobriram a importância de valorização da nação.

As atividades foram iniciadas em uma roda de conversa que abordou a conscientização sobre o papel dos cidadãos brasileiros na preservação dos recursos naturais e valores nacionais. A classe falou sobre questões como as áreas verdes, o ar, os animais, a solidariedade e a pluralidade cultural.

Após a abordagem verbal, os alunos assistiram animações contando a história da Independência do Brasil. A atividade tornou a compreensão mais fácil e atraente, ampliando os conhecimentos das crianças sobre o tema. Com todas as informações que obtiveram durante as aulas, os alunos confeccionaram painéis expositivos.

A classe descobriu que há várias maneiras de expressar amor à pátria como, por exemplo, agir com solidariedade, valorizar os símbolos nacionais, preservar a natureza e respeitar o povo.