Estudo da Pré-História recria vida de dinossauros

Os alunos do Ensino Fundamental desenvolveram projetos muito criativos com o tema “dinossauros” e, dessa forma, aprofundaram os conhecimentos sobre a Pré-História. Durante as aulas lúdicas, as crianças realizaram pesquisas, atividades práticas diferenciadas e brincadeiras que despertaram ainda mais a curiosidade e o interesse pelo assunto. As atividades foram realizadas nas unidade I e III do Colégio Brasilis.

As crianças aprenderam que as informações sobre os dinossauros só existem hoje graças ao trabalho dos paleontólogos. Esses profissionais foram em busca de fósseis e, através deles, obtiveram dados importantes sobre a vida desses animais, que tinham espécies e tamanhos variados e habitaram o planeta há milhões de anos.

Na unidade I, os alunos foram levados para a sala de multimídia e assistiram a um vídeo sobre a possível forma de extinção dos dinossauros na Terra. Dando continuidade ao aprendizado, eles utilizaram argila para simular os fósseis desses animais. Também recortaram e montaram dinossauros articulados nas aulas de Arte. 

Outra atividade que despertou muito interesse das crianças foi a simulação de ovos de dinossauros. Eles foram feitos com bexigas brancas, gelo e brinquedos em miniatura. A ideia era recriar o tamanho original dos ovos para que, dessa forma, a turma pudesse entender sobre a reprodução e forma de vida desses animais pré-históricos.

Na unidade III, a classe assistiu a filmes sobre “o que são fósseis” e a “extinção dos dinossauros” e, em seguida, realizou um debate sobre o assunto. Os livros sobre os dinossauros foram utilizados para que os alunos pudessem conhecer as diferentes espécies desses animais. A partir daí, cada criança escolheu um tipo de dinossauro proposto na apostila do Sistema Etapa para uma pesquisa individual.

A partir dos dados coletados, os alunos motaram uma maquete dentro de uma caixa de sapato e realizaram uma apresentação sobre a vida do animal escolhido. O resultado foi surpreendente e, no final do projeto, todos foram até a área externa da escola para melhor observar o trabalho dos amigos.

 

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *