Projeto estimula a leitura e o conhecimento

Os aluno que cursam o 4º e o 5º ano na unidade de Cezar de Souza participam do “Projeto Leitura”. A atividade faz parte do projeto pedagógico do Colégio Brasilis, que tem como uma de suas prioridades o frenquente estímulo ao contato das crianças com novos livros, de forma que possam enriquecer o vocabulário, ampliar a imaginação e criar o hábito da leitura. A iniciativa também contribui para o aperfeiçoamento das habilidades de interpretação e produção de textos.

O Projeto Leitura foi iniciado no segundo semestre de 2016. Os alunos trouxeram livros de casa com intuito de compartilhar as histórias e conhecimentos com os colegas. A ideia fez tanto sucesso que as turmas montaram uma minibiblioteca em sala de aula. A cada 15 dias, as crianças escolhem um novo volume para ler. Após a leitura, todos fazem um resumo escrito e o relato oral da obra para o restante da classe.

Nas apresentações, os alunos usam a criatividade e montam encenações teatrais adaptando o livro com interpretações dos personagens principais. Os colegas interagem comentando sobre o trabalho apresentado. Ao final de cada leitura, as crianças também são orientadas a descobrir a moral da história para aprender a mensagem principal que a obra transmite.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloísa Melo, destaca a importância do incentivo à leitura: “Os livros são importantes fontes de conhecimento, que contribuem para a formação da criança tanto na vida social quanto no ambiente escolar. A leitura permite que o aluno perceba o mundo em que vive de forma mais ampla e que possa expressar mais claramente seus sentimentos e opiniões”.