Projeto integra Literatura, História e Geografia

O livro “Auto da Barca do Inferno” do escritor português Gil Vicente foi lançado em 1517 e ainda hoje é um clássico da literatura. Ele retrata a sociedade portuguesa do século XVI, abordando questões como o Humanismo e o Renascimento. A obra foi tema de um amplo projeto envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio com integração das disciplinas de Literatura, História e Geografia.

A obra de Gil Vicente foi tema de estudos nas aulas de Literatura. Após concluírem a leitura e realizarem as análises aprofundadas da obra, as turmas montaram uma apresentação teatral para encenação da história. A atividade foi desenvolvida conjuntamente com as disciplinas de História e Geografia, de forma que o conteúdo de cada matéria se complementasse, possibilitando ao aluno melhor compreensão e uma visão mais ampla sobre o texto.

Nas aulas de Literatura, os alunos descobriram que a obra faz parte do Humanismo. Eles aprenderam a observar as características desse estilo literário em todo o texto. Já na disciplina de História, a classe utilizou o projeto para aprofundar os conhecimentos sobre o Renascimento, verificando ainda que o autor tratou de forma satírica a relação dos homens da Idade Média com Deus e o mundo.

Para finalizar, as aulas de Geografia deram enfoque no judeu, um dos principais personagens da história. A partir dele, os alunos estudaram questões como a inquisição e a imigração judia que ocorreu em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.