Projeto de leitura desenvolve audição, fala e visão

A leitura contribui para o prazer pessoal, desenvolve a personalidade das crianças e ainda amplia os interesses e visão de mundo. É um dos aspectos mais importantes para o aluno, como ponto de partida para a aquisição de novos conhecimentos e socialização. Por esse motivo, os projetos de leitura são realizados de forma constante no Colégio Brasilis.

Os alunos do 1º ano participaram de uma atividade de leitura que foi estruturada em três etapas, para desenvolvimento da audição, fala e visão. O projeto também possibilitou o uso da imaginação e da criatividade. A cada semana, dois alunos escolheram um livro da escola para levar para casa. Com ajuda dos pais ou do responsável, a criança leu a história e confeccionou um desenho em tecido cru com canetinhas.

Por meio dos trabalhos artísticos, os alunos contaram o livro para os amigos da sala. Após a conclusão das apresentações de toda a classe, os desenhos foram costurados formando uma linda colcha de retalhos.  O  projeto deu aos alunos a possibilidade de recontar, a partir dos seus pontos de vista, histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito.

As crianças descobriram que a leitura é um processo dinâmico e ativo. Por meio do projeto, os alunos não apenas fizeram a apreensão do significado do texto, mas também tiveram a oportunidade de incorporar na história, durante as apresentações orais, suas experiências e visão de mundo como leitores.