Projeto de Geometria demonstra as isometrias

Os alunos do Ensino Fundamental aprenderam sobre as isometrias (translação, rotação e reflexão) durante as aulas de Geometria. O conteúdo estava previsto nas apostilas do Sistema Etapa. Para aprofundar o aprendizado, os alunos desenvolveram projetos de trabalhos manuais que demonstraram como as isometrias são aplicadas no cotidiano.

As classes descobriram que a Isometria é uma transformação que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. Os ângulos mantêm também a sua amplitude.

Nas aulas teóricas, as turmas aprenderam que existem isometrias simples e compostas. As isometrias simples podem ser rotações, translações e reflexões. Os alunos perceberam que as isometrias aparecem constantemente na vida cotidiana e desenvolveram projetos para aplicar os conceitos na prática.

Para demonstrar a translação, os alunos desenharam e coloriram figuras com sequência lógica (movimento horizontal, vertical e inclinado). Já a rotação foi representada com a colagem de grãos, glitter, cola colorida, entre outros materiais, seguindo um padrão. A reflexão foi desenvolvida por meio do recorte de uma imagem de revista com demonstração dos pontos congruentes (simetria entre os lados).

Os alunos se organizaram em grupos para desenvolver os trabalhos feitos no formato de cartazes. Os resultados foram bastante criativos e, ao final da aula, todos apresentaram os projetos para o restante dos colegas.