Projeto de estudo defende “Mais gentileza”

O Colégio Brasilis iniciou, no dia 19 de fevereiro, o projeto “Mais gentileza, por favor!”. Desenvolvida junto às turmas do Ensino Fundamental II, nas unidades II e III, a iniciativa tem a intenção de conscientizar os alunos contra o bullying. As ações de gentileza serão estimuladas durante todo o semestre, levando os estudantes a refletirem sobre a importância do respeito ao próximo.

Para o lançamento oficial do projeto, os alunos de todas as turmas fizeram uma lista com palavras gentis que gostariam de ouvir ou dizer para qualquer pessoa. Os termos foram escritos em cartões e pendurados nas “árvores da gentileza”, instaladas nas unidades II e III. Elas permanecerão expostas durante todo o semestre e poderão ser decoradas com mais cartões sempre que os estudantes desejarem confeccioná-los.

Além disso, os professores desenvolveram projetos específicos com cada classe para reforçar o tema. Na unidade II, os alunos foram divididos em grupos e se colocaram no lugar de pessoas com deficiências diversas (visual, de fala, física, entre outras). O desafio era trabalhar em equipe para reproduzir a figura representada em um cartaz. Os estudantes aprenderam que com boa vontade, aceitação das diferenças e valorização das qualidades individuais é possível enfrentar obstáculos e alcançar metas.

Na unidade III, a professora pegou duas maçãs e, antes de entrar em sala, bateu uma delas na mesa, de forma que ficasse machucada por dentro. Ao apresentar as frutas, as crianças foram orientadas a encontrar características negativas para uma delas e elogios para a outra. As duas maçãs foram cortadas e a turma percebeu que um fruto estava escuro por dentro enquanto o outro estava claro e fresco. Os alunos observaram que, embora as frutas fossem iguais externamente, uma delas foi ferida pelas palavras negativas e a outra não sofreu alterações. Ao final, todos compreenderam que o bullying tem efeitos semelhantes.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, explica que o projeto antibullying é realizado anualmente. A medida visa promover maior conscientização entre os alunos sobre a necessidade de combate ao problema. “A prevenção é a melhor arma contra a prática do bulliyng. Os alunos estão cada vez mais conscientes”.

Próximas ações

No decorrer de todo semestre, serão realizadas diversas atividades para continuidade do projeto. Os alunos confeccionarão cartazes com a ajuda das professoras de Arte, Língua Portuguesa e Inglês, pedindo mais gentilezas e distribuindo palavras de incentivo à existência de boas ações.

Projeto de estudo defende “Mais gentileza"
Projeto de estudo defende “Mais gentileza"