Palestra

No Colégio Brasilis, o período de férias é tempo de renovação. Semanas antes de começarem as aulas a escola passou por reformas em sua estrutura física e ainda preparou encontros especiais com os professores. Na última semana, por exemplo, eles puderam conferir a palestra do professor e escritor Ernani Terra. Há 25 anos, ele publica livros que abordam desde a produção até interpretação de textos, entre outros assuntos ligados a língua portuguesa.

No encontro realizado no Colégio Brasilis, Terra falou sobre a importância e os aspectos que envolvem a interpretação de texto. Os professores reunidos na sala multimídia acompanharam toda a explicação do palestrante e ainda puderam trocar ideias. “O texto deve ser compreendido em um contexto amplo. Digo que o que nos lemos é como a ponta de um iceberg. Precisamos saber que há mais por de baixo”, comenta o professor.

Ele ainda acrescenta que para uma boa interpretação muitas vezes não basta o conhecimento da língua. “Muitas vezes é preciso ter um conhecimento de mundo para entender o que está escrito. O grande problema é que as pessoas fazem uma leitura literal”, aponta o palestrante. Para o professor o que falta é a prática e uma melhor orientação no momento da leitura. “Esse é um assunto que precisa ser abordado mais vezes, pois auxilia tanto na vida pedagógica destes professores como também na pessoal”.

Desde que iniciou a carreira de escritor, Terra produz, pelo menos, um livro a cada ano. Em 2011 ele pretende lançar uma nova edição de uma publicação que aborda aspectos da gramática. “Sempre estou reformulando alguma coisa. É preciso se manter atualizado”, conclui.

De acordo com a diretora da escola, Heloisa Melo, o Colégio sempre realiza palestras que contribuem para a capacitação dos professores, já que a intenção é valorizar o trabalho deles constantemente.