Projeto reproduz paisagem natural e transformada

Os alunos do Ensino Fundamemtal I participaram de um projeto de estudo sobre paisagem natural e paisagem transformada. Para facilitar a compreensão, a classe exemplificou o conteúdo montando maquetes no jardim da escola. As atividades foram desenvolvidas na unidade III do Colégio Brasilis como parte das aulas da disciplina de Geografia.

Durante as aulas teóricas, os alunos descobriram que, ao longo da história, o homem foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades. Eles perceberam que as  paisagens se transformam seja por fatores climáticos – como chuvas, ventos, variação de temperatura e terremotos – ou pela interferência humana.

De acordo com a evolução dos homens, foram necessárias modificações do ambiente natural para, por exemplo, haver a formação das cidades. Dessa forma, parte da natureza foi destruída para abrir espaço para as construções.

Após as aulas teóricas, os alunos partiram para a parte prática do projeto. Eles foram orientados pela professora a reproduzir as paisagens natural e modificada. Para isso, trouxeram brinquedos e outros objetos de casa.

A paisagem natural foi simbolizada por um jardim florido e muito verde. Já a paisagem modificada foi montada em um jardim sem flores, onde as crianças organizaram seus objetos para representar as mudanças feitas pelo homem.