Olavo Câmara faz poema em homenagem à Noite Poética

O advogado e professor Olavo Aparecido de Arruda Câmara encaminhou ao Colégio Brasilis, na manhã de hoje, um poema de sua autoria em homenagem à Noite Poética. O concurso de poesias é realizado há 11 anos consecutivos, com os intuitos de valorizar os grandes nomes da Literatura nacional e incentivar nos alunos o gosto pela produção literária. A direção do Colégio Brasilis ficou imensamente honrada com a homenagem.

Olavo Câmara participou da Noite Poética no ano de 2011, como membro da banca de jurados, e conheceu de perto o projeto. Ele destaca a importância da iniciativa. “Recentemente, conversei com representantes de uma editora e recebi a informação de que os livros de poesia correspondem a apenas 1% das vendas. Então, quando vejo o Colégio Brasilis realizando uma noite inteiramente dedicada à poesia, sinto-me na obrigação de valorizar e por isso fiz essa pequena homenagem”.

O advogado, que possui extenso currículo acadêmico com mestrado e doutorado em Direito, destaca ainda que o projeto Noite Poética contribui para a formação cultural dos alunos. “Os grandes poetas, como por exemplo Gonçalves Dias ou Vinícius de Moraes, eram pessoas muito sensíveis. E, por meio da poesia, alguns alunos começam a desenvolver essa sensibilidade, essa elevação espiritual de compreensão do próximo”, ressaltou.

A direção do Colégio Brasilis, em nome de toda a equipe pedagógica e alunos, agradece ao advogado Olavo Câmara pelo gesto de tamanha consideração.

Confira abaixo o poema:

Noite Poética

Autor: Olavo Câmara

POESIA É NO COLÉGIO BRASILIS.

É UMA ESCOLA COM NOME E TRADIÇÃO.

OS PROFESSORES SÃO SENSÍVEIS,

TRATAM OS ALUNOS COM UMA CONDIÇÃO:

É PRECISO ESTUDAR E SE DEDICAR

PENSAR NA PÁTRIA E NO POVO.

COM ISSO IRÁ SE TRANQUILIZAR

AO CONQUISTAR ALGO NOVO.

O COLÉGIO TRABALHA COM AMOR

MESMO OS ALUNOS QUE FICAM EM PRANTOS

LÁ, NÃO HÁ VIOLÊNCIA OU HORROR.

AINDA ASSIM MOSTRAM OS SEUS ENCANTOS.