Noite Poética faz homenagem a Ferreira Gullar

O Colégio Brasilis realizou, no dia 25 de abril, a 14ª edição da Noite Poética. O concurso de poesias é realizado anualmente como uma iniciativa da escola para incentivar o gosto literário entre os alunos. Nesse ano de 2017, o evento fez uma homenagem ao poeta Ferreira Gullar. Pais e alunos lotaram o auditório do Theatro Vasques e se encantaram com as apresentações.

Para participar da Noite Poética, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio produziram poesias em sala de aula com a temática escolhida pelo Colégio Brasilis. A partir de critérios predefinidos, os textos foram selecionados para que os autores pudessem concorrer no evento. Além disso, colegas escolheram as poesias selecionadas para declamar no dia, concorrendo como intérpretes.

A banca de jurados da Noite Poética foi composta por autoridades, jornalistas e representantes dos setores de Educação e Cultura. Eles avaliaram os autores e os intérpretes, atribuindo-lhes notas durante as apresentações. Ao final do evento, os alunos vencedores foram anunciados e receberam as premiações das mãos da diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo.

A programação incluiu ainda apresentações artísticas e musicais, inspiradas na obra de Ferreira Gullar. Os professores também fizeram uma apresentação especial, com a declamação de um poema do autor. O evento teve cunho beneficente, sendo que os ingressos foram trocados por agasalhos a serem destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.

Histórico

A Noite Poética é realizada pelo Colégio Brasilis desde o ano de 2003 e já homenageou diversos nomes importantes da literatura nacional como, por exemplo, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Cora Coralina e Mário Quintana. “A Noite Poética é um momento de vivência do que os alunos aprendem em sala de aula. O Colégio Brasilis desenvolveu o projeto para valorizar a literatura nacional e incentivar nos alunos o gosto pela poesia”, destaca a diretora Heloisa Melo.