Uma noite de muita poesia e criatividade. Assim foi a 12º edição da Noite Poética, que neste ano homenageou o escritor Carlos Drummond de Andrade. Além das apresentações feitas por alunos e professores, o Colégio Brasilis premiou os vencedores do concurso de poesias.
O evento foi realizado no auditório Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes e reuniu pais, alunos, professores e convidados. Durante a Noite Poética, alunos fizeram declamação de textos produzidos em sala de aula, sob a temática das obras de Carlos Drummond de Andrade. Eles concorreram em três categorias, divididas dentro dos ensinos Fundamental e Médio.
Uma banca de jurados formada por poetas, jornalistas e representantes do setor de Educação avaliou itens como criatividade, coerência, entonação, emoção, vocabulário e unidade rítmica, por exemplo.
Na categoria I, o vencedor foi o aluno Kauê de Almeida e Silva, com o poema “Um poesia”; já o aluno, Caio Alves Carvalho Andrade ficou em 2º lugar com o poema “Tecnologia”. Em terceiro lugar ficou o texto “A melhor lembrança”, de Ana Francisca Bueno Prado.
A categoria II premiou os alunos Ana Beatriz Sugahara Ribeiro, com o poema “Guerra em nome de quem?” (1º lugar); “Vidas distantes” de Laila Tieme Rose (2º lugar) e “A dificuldade”, de Gabriel dos Santos Carvalho.
Na categoria III o vencedor foi o aluno Gabriel Prado Ciaccio, com o poema “O marco da infância”; Samia Akrouch Silva com o poema “A insustentável leveza do ser” e Kaue Seiji Mariano, com o texto “Eu realmente existo.
Os jurados também selecionaram os melhores intérpretes. Na categoria I, a aluna escolhida foi Laura Hackenbracht de Miranda Melo. Na categoria II, Paulo Henrique Santana Feijó e na categoria III, Anna Helena Silvestre Di Tório.
“Acho o evento muito importante para esta geração que está chegando. Me surpreendi com a dicção e interpretação dos alunos durante as declamações. A literatura sempre enriquece”, disse o poeta e escritor mogiano, Gedeão Alves, um dos jurados.
O jornalista do jornal O Diário de Mogi, Lucas Meloni, também foi jurado e diz ter se surpreendido com o resultado da produção dos alunos. “O que mais me chamou a atenção foi a gramática. Os alunos demonstraram um vocabulário muito rico, fugiram o trivial. Os mais novos, principalmente, também surpreenderam na entrega da interpretação”, disse.
Histórico
A Noite Poética é realizada pelo Colégio Brasilis desde o ano de 2003 e já homenageou diversos nomes importantes da literatura nacional como, por exemplo,
Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Cora Coralina. O poeta Mário Quintana foi
homenageado em 2014, ano em que se completou duas décadas de seu falecimento.
UNIDADE I
Av. Braz de Pina, 1125
Vila Victória - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4793-9100
UNIDADE II
R. José Colela, 211
Alto do Ipiranga - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-8789
UNIDADE III
Av. Francisco Rodrigues Filho, 3.900
Cezar de Souza - Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4723-7070
© Inspira Comunicação Integrada 2021
Colégio Brasilis
Deixe um comentário