Mudanças no vestibular Fuvest 2019

O Conselho de Graduação da USP aprovou alterações importantes no processo seletivo para ingresso na Universidade. Entre elas, estão:

Diminuição de três para dois os dias de provas da segunda fase: até o processo de seleção anterior, os candidatos realizavam três provas discursivas em três dias seguidos. A partir do vestibular deste ano, todos farão somente duas provas na segunda fase: no primeiro dia, a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e no segundo dia de disciplinas específicas, ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida.

Modificação na inscrição dos candidatos: no ano passado, a USP adotou um sistema de reservas de vagas para os estudantes de escolas públicas e alunos de escola pública autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas. Para a aplicação dessa resolução, a Fuvest adotará inscrições por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular. Ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). Para o ingresso em 2019, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo governo do Estado de São Paulo, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escolas públicas, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com a institucionalização da reserva de vagas no vestibular Fuvest, a concessão de bônus deixa de existir. O programa de bonificação na nota do vestibular foi criado em 2006 para estimular o ingresso nos cursos da Universidade de estudantes egressos da escola pública.

O vestibular Fuvest não adotará mais o Processo de Reescolha: esse processo era oferecido aos candidatos não matriculados que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, com interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas. Em 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco. Isso foi decidido porque mais vestibulandos serão convocados para a segunda fase. Em cada carreira, serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era até três vezes. O impacto disso será a convocação de mais 11 mil estudantes para a segunda fase. Caso haja vagas não preenchidas, elas estarão disponíveis nos processos de transferência interna (para os próprios alunos da USP) e externa (estudantes de outras universidades).

Para mais informações, acesse: www.vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/fuvest-muda-segunda-fase-vestibular