Jogo da Memória traz as operações da tabuada

Os alunos do 2º ano participaram de um projeto especial de Matemática durante as Aulas Dirigidas (AD), que são realizadas como atvidade extracurricular fora do período das aulas. Para estimular o aprendizado da tabuada, eles ganharam um Jogo da Memória com operações de multiplicação. A brincadeira torna o conteúdo mais atraente, ao mesmo tempo em que o aprendizado fica leve e divertido.

Cada aluno ganhou um Jogo da Memória contendo as tabuadas do  2, 3, 4 e 5. A brincadeira funciona da seguinte forma: a criança vira uma carta contendo a operação matemática, faz o cálculo de cabeça e em seguida vira a carta contendo o resultado. Também pode ocorrer o contrário: a partir do resultado, deve-se encontrar a operação correspondente.

Para facilitar a brincadeira, nas primeiras rodadas todas as cartas permaneciam abertas na mesa, para que os alunos pudessem memorizá-las com mais facilidade. Nas rodadas seguintes, elas eram encobertas e a classe precisou usar a concentração e a memória para continuar a atvidade.

No final da aula, as crianças levaram os jogos para casa. Elas poderão fazer a brincadeira com a família e os amigos, de forma a fixar o conteúdo.