Colégio Brasilis valoriza o folclore brasileiro

Agosto é o mês do folclore brasileiro. Todos os anos, o Colégio Brasilis aborda o tema junto às turmas da Educação Infantil, como forma de valorização da cultura nacional. Nesse ano, as crianças desenvolveram várias atividades em sala de aula como parte da Semana do Folclore. Para finalizar, os alunos assistiram a uma apresentação da Hora do Conto, com o propósito de passar mensagens sobre a importância da amizade.

Para conhecer mais sobre o folclore, as classes desenvolveram diversos projetos envolvendo as principais lendas nacionais. Os pequenos conheceram personagens como o Saci-Pererê, Boitatá, Curupira, sereia Iara, entre outros. Para conhecer a lenda indígena da mandioca, várias turmas fizeram atividades culinárias para aprender sobre a importância dessa raiz na alimentação.

Também como parte da programação, os alunos fizeram o resgate de brincadeiras e cantigas folclóricas. Eles divertiram-se com atividades como o telefone de copo, bilboquê, barangandão, bonecas de pano, entre outros. Todos os projetos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula foram organizados em forma de exposição na unidade I e em Cezar de Souza.

Hora do Conto

Para finalizar as atividades, as professoras apresentaram a Hora do Conto. Em Cezar de Souza, a encenação representou uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo, em resgate à obra do escritor Monteiro Lobato. Os visitantes conheceram personagens folclóricas como o Saci-Pererê, Curupira e a sereia Iara. Todos contaram detalhes sobre suas lendas e, ao final, entregaram uns aos outros uma pulseira da amizade.

Já na unidade I, as professoras contaram a história do aniversário do Saci-Pererê. Por ser muito travesso, ele pensou que seus amigos não o parabenizariam pela data. Porém, estava enganado! O Boto Cor-de-rosa, a sereia Iara, o Boitatá e o Curupira se reuniram e fizeram uma festa de aniversário para o Saci. Ao final, as crianças cantaram parabéns.

Neste mesmo dia, os alunos da Infantil IV, do período da manhã na unidade I, também fizeram uma apresentação em homenagem ao mês do folclore. Eles cantaram e encenaram a canção “Linda Rosa Juvenil”.