Auto-retratos são inspirados no movimento Pop Art

Os alunos do Ensino Fundamental, da unidade II e de Cezar de Souza, realizaram um trabalho especial durante as aulas de Arte. Todos confeccionaram um auto-retrato com inspiração no movimento artístico Pop Art, surgido na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 50.

Os alunos conheceram o trabalho do artista brasileiro Rubens Guerchman, que trouxe ao Brasil conceitos da Pop Art americana com pitadas da cultura brasileira. Ele foi o autor da célebre capa do disco Tropicália, com a foto emblemática que reuniu cantores como Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil, Gal Costa e Rita Lee, entre outros.

Cada aluno foi orientado a desenhar um retrato de si mesmo e fazer a pintura do mesmo com inspiração no conteúdo visto no ateliê de Arte. Usando cores fortes e técnicas semelhantes à empregadas pelos artistas do movimento Pop, eles desenvolveram trabalhos com efeito visual impactante.

A semelhança das pinturas com os retratos reais deixou os alunos bastante entusiasmados. Ao final, o material foi utilizado para compor um grande painel que recebeu os convidados e alunos da Festa Junina de 2017 do Colégio Brasilis. O evento ocorreu no dia 10 de junho e teve inspiração na Tropicália.