Alunos aprendem esporte paralimpico

O Goalball é uma modalidade esportiva criada exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão. É praticado em equipe e disputado por dois times com três jogadores e três atletas reservas. O esporte integrou as Parlimpiadas do Rio de Janeiro 2016 e foi tema das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental.

As turmas do 7º e 8º anos da unidade II do Colégio Brasilis aprenderam a jogar o Goallball e simularam partidas paralimpicas. Os alunos tiveram os olhos vendados e puderam vivenciar as dificuldades das pessoas que possuem deficiência visual.

Além da prática do Goalball, os alunos ainda participaram de outras atividades para simular a rotina das pessoas cegas ou com baixa visão. Também com os olhos vendados, eles percorreram um percurso de obstáculos na quadra da escola. Por fim, aprenderam a desenvolver o tato descobrindo objetos depositados dentro de uma sacola preta.

“Com as vendas, os alunos perceberam que foi muito difícil executar exercícios que estão acostumados a fazer no cotidiano das aulas. Com essa experiência, eles aprenderam a valorizar a própria visão e perceberam as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual” destaca a professora de Educação Física, Viviane Cristina da Silva Constâncio.