Enem: Aula especial prepara alunos para Redação

Os conceitos filosóficos podem auxiliar os alunos na construção de argumentos mais coesos e fundamentação sólida no momento da elaboração de textos. Por esse motivo, o Colégio Brasilis preparou uma aula especial para integração das disciplinas de Redação e Filosofia. A iniciativa tem o intuito de contribuir diretamente na capacidade de produção dos textos, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas foram ministradas conjuntamente pelos professores César Moretti e Fabiana Paixão Koba, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Os alunos aprenderam que as redações do Enem devem seguir o gênero dissertativo-argumentativo e que os temas propostos, geralmente, são de ordem social, científica e cultural.

As turmas receberam uma atividade para elaboração de texto com a temática “Respeito versus Tolerância”. Com base no conteúdo da aula especial, os alunos deveriam sustentar uma tese do tema que foi proposto, ancorada em argumentos consistentes. Ao final, elaboraram uma proposta de intervenção social (para o problema apresentado no desenvolvimento do texto) que respeite os direitos humanos.

Por meio da atividade, as classes aprenderam que a produção de um bom texto não depende apenas de argumentação eficaz. É necessário que ele possua um conteúdo capaz de ser sustentado. A aula mostrou que, ao se estudar as diversas formas com que a filosofia se posiciona diante dos problemas sociais, é possível incrementar a visão do mundo e do homem, o que contribuiu para a boa consolidação das opiniões dos alunos nas redações.

Outra questão importante abordada na aula foi a construção de argumentações éticas. As turmas entenderam que, na produção de texto, o autor deve estar minimante a par dos grandes sistemas morais e suas interpretações, para que tenha maiores e melhores condições de, em suas análises, defender seus preceitos sem ferir os direitos humanos.