“Ditado Estourado” estimula o aprendizado

No Colégio Brasilis as crianças também aprendem brincando! Os alunos do 1º ano C da unidade de Cezar de Souza realizaram o “Ditado Estourado” em sala de aula. Em um formato diferente do ditado tradicional, a atividade é uma forma criativa e estimulante para aprendizado de novas palavras. Os alunos desenvolvem o processo de alfabetização de maneira lúdica e divertida.

Para iniciar a atividade, as crianças realizaram a leitura do livro "Palavras, muitas palavras" da escritora Ruth Rocha. Logo em seguida, fizeram a brincadeira do Ditado Estourado. A professora colocou letras do alfabeto dentro de bexigas coladas na lousa. Cada criança estourou um balão e falou uma palavra iniciada com a letra encontrada.

Toda a classe escreveu as palavras ditadas pelos colegas no caderno, formando uma grande lista. A atividade estimulou o desenvolvimento de várias habilidades como a concentração, agilidade mental, ampliação do vocabulário, leitura de palavras, escrita e ortografia.