Dia dos Povos Indígenas é celebrado no Colégio Brasilis

Uma série de atividades foi realizada, na semana do dia 19 de abril, em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, nas Unidades I e III do Colégio Brasilis. A data celebra anualmente a diversidade da cultura indígena no Brasil.

Os alunos do Infantil IV C (Unidade III – Cezar de Souza) conheceram mais sobre a cultura indígena, por meio da leitura de obras, como o “O tupi que você fala”, de Cláudio Fragata, e trabalharam a escrita e significado das palavras que estão no livro. A aluna Maria Flor levou cocar e chocalho, confeccionados pelos Macuxis –uma etnia indígena que habita a região do Monte Roraima, entre o Brasil, a Venezuela e as Guianas. Os alunos realizaram pesquisas e juntos conheceram costumes, alimentação e tradição desse povo. Para finalizar, realizaram a Culinária Indígena, como bolo de milho, pipoca, mandioca e batata doce.

Para conhecerem a importância desta data, os alunos do 1° Ano C tiveram um dia diferente na sala de aula: aprenderam um pouco sobre a cultura indígena, como arte plumária, cestos, pintura corporal, instrumentos musicais, palavras de origem tupi, que utilizamos também na língua portuguesa, brinquedos, brincadeiras, lendas e alimentos. Experimentaram também a mandioca e um delicioso bolo de milho.

Na Unidade I (Alto Ipiranga), os alunos do 1º Ano A conheceram a arte indígena por meio da exposição dos alunos dos 2° e 3° Anos, que aproveitaram a oportunidade para abordar os temas do Dia de Tiradentes (21/4) e

Descobrimento do Brasil (22/4). As crianças fizeram uma rica apresentação sobre as datas cívicas. Narraram, com a exibição de um vídeo, a história do descobrimento e dos povos indígenas e apresentaram alguns objetos da exposição de diferentes etnias da região Norte do Brasil. Foi um momento de muito aprendizado, conhecimento e valorização da cultura indígena.