DENTINHOS EM AÇÃO

Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental das unidades I e III realizaram uma atividade diferente nesta segunda feira (02). Os pequenos visitaram a área odontológica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e puderam colocar em prática o que aprenderam sobre higiene bucal em seus estudos com relação aos ‘Bons Hábitos’ em sala de aula.

Acompanhados pelos alunos de odontologia que já atuam na área clínica sob supervisão dos professores universitários, as crianças participaram de dinâmicas educativas sobre a escovação ideal, que incluíram gincanas divertidas como distinguir os “amigos do dente” (escova, fio dental…); identificar e agrupar os alimentos mais saudáveis ou menos saudáveis e indicar quais deles são mais prejudiciais para a dentição.

Após essas atividades, as crianças puderam visitar os consultórios, lá receberam algumas orientações mais detalhadas e explicações acerca do trabalho dos dentistas, além de realizarem uma escovação guiada, na qual aprenderam os três movimentos essenciais para uma boa escovação que por sua vez são: circulares, vai e vem horizontal e vertical, que foram traduzidos para os alunos de maneira lúdica como: bolinha, trenzinho e vassourinha.

Por fim, puderam constatar que ir ao dentista pode ser sim muito divertido. Ao final da visita as crianças receberam Kits Odontológicos (com escova de dente, creme e fio dental), e pequenas gratificações em forma de diplomas e medalhas, por meio dos quais ficou certificado que cada um aprendeu a cuidar bem de seus dentinhos.