Crianças simulam compras em aula de matemática

As primeiras noções matemáticas são adquiridas ainda no início da infância, quando a criança aprende o valor das coisas que a cercam. Essa relação é construída principalmente por meio do manuseio de moedas, seja para comprar o lanche na escola ou para poupar em um cofrinho. Esse foi o tema de um projeto especial sobre o sistema monetário, desenvolvido pelos  alunos do 3º ano C, na unidade de Cezar de Souza.

Durante as aulas de Matemática, a classe conheceu o sistema monetário brasileiro e suas principais características. Para colocar os novos conhecimentos em prática, os alunos fizeram a montagem de um minimercado em sala de aula. A atividade contou com a participação efetiva dos pais, que enviaram as embalagens de produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza.

Toda turma se envolveu e ajudou na montagem do minimercado. Com espírito de equipe e colaboração, os alunos fizeram a separação e etiquetagem de cada um dos produtos. Depois de tudo pronto, as crianças foram à compras com dinheiro real. No momento dos pagamentos, alguns alunos negociaram os valores.

As crianças aprenderam quais produtos são indispensáveis e quais são supérfluos para a alimentação e como economizar no momento das compras. A atividade possibilitou que os alunos aprendam a usar o dinheiro e outras questões como, por exemplo, a pesquisa de preços e a importância de respeitar a vez nas filas.

Por meio do projeto, a classe aprofundou os conhecimentos matemáticos. A aula possibilitou abordagens sobre as quatro operações, sistema decimal de numeração, comparação, composição e decomposição.