Crianças realizam experiência com cores

A tinta hidrocor é uma substância ou uma mistura de substâncias? É possível descobrir e separar as cores? Os alunos do Ensino Fundamental responderam estas questões com o auxílio de um experimento, aproveitando o conteúdo da disciplina de Ciências sobre a separação das misturas.

Para realização da atividade, os alunos utilizaram os seguintes materiais: copo descartável, papel filtro já recortado em formato de tiras, álcool etílico e canetas hidrocor. Seguindo as instruções da professora, eles puderam concluir que as cores são misturas de outras cores.

As crianças foram orientadas a pintar a ponta do papel e mergulhar a tira no copo com álcool. Em seguida, puderam observar os diferentes tons que surgiam. Dessa forma, por meio das cores, a experiência mostrou a separação das misturas presentes na tinta.

Após a conclusão do projeto, os alunos levaram para casa as tiras de papel para demonstração da experiência realizada.