Crianças aprendem sobre a cromatografia

A cromatografia foi criada em 1906 pelo botânico russo Mikhail Semyonovich Tswet, durante suas pesquisas sobre a clorofila. Hoje ela é utilizada em processos de separação de misturas e muito comum em laboratórios que atuam, por exemplo, no controle de alimentos e produtos farmacêuticos.

O tema da cromatografia foi abordado na disciplina de Ciências na unidade de Cézar de Souza. Os alunos do 2º ano aprenderam os conceitos da técnica durante as aulas sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Para compreender melhor o conteúdo teórico, as crianças também desenvolveram atividades para aprender na prática como as cores podem auxiliar os estudos e trabalhos científicos.

Utilizando papel e caneta, os alunos desenvolveram a técnica da cromatografia na sala de aula. Eles usaram o álcool etílico e puderam observar que as cores começam a se espalhar assim que entram em contato com o material solvente. Em alguns casos, as crianças notaram a presença de mais um corante na composição da tinta da caneta.

Todo o trabalho foi registrado por meio de fotografias. Ao final, a turma montou um painel com os registros das atividades.