Crianças aprendem sobre estados físicos da água

As experiências em sala de aula são importantes para gerar maior interesse das crianças pelo conteúdo teórico e, consequentemente, aprofundar os conhecimentos. Por esse motivo, os experimentos são desenvolvidos de forma constante no Colégio Brasilis. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da unidade de Cezar de Souza, realizaram atividades práticas para aprender sobre os estados físicos da água.

Durante o projeto, as crianças aprenderam sobre as principais características da água: inodora, incolor e insípida. E descobriram que ela pode se apresentar de três formas diferentes: líquida, sólida e gasosa. Em seguida, realizaram experimentos práticos que potencializam o aprendizado, proporcionando liberdade para criar, socializar e aprender de maneira prazerosa.

Na primeira etapa, os alunos manipularam a água em vários recipientes diferentes, observando a variação e conservação do líquido em recipientes de diversos tamanhos. Através dessa atividade, concluíram que há adaptação dos líquidos ao formato dos recipientes em que foram armazenadas.

Na segunda etapa do projeto, para transformar a aula em uma atividade ainda mais interativa, a classe participou de uma aula de culinária com gelatina para perceber a transformação do estado físico da água. Para finalizar, as crianças aproveitaram o dia de sol e prepararam um delicioso geladinho para verificar a transformação da consistência da água.​