Crianças aprendem conceitos de unidade e dezena

Os alunos que cursam o 2º ano B1 e B2, no período da tarde da unidade I, estudaram os conceitos de unidade e dezena a partir do chamado “material dourado”. A utilização dessa ferramenta pedagógica é importante para que as crianças tenham uma imagem concreta das relações numéricas e, consequentemente, compreendam melhor o conteúdo da disciplina de Matemática.

Em formação de círculo, cada aluno recebeu 17 palitos de sorvete que em seguida foram trocados pelo material dourado, utilizando unidades e dezenas. Em continuidade, eles juntaram suas unidades com as dos colegas. O intuito era de que, durante a troca, as crianças agrupassem as dezenas e ficassem com o menor número possível de unidades.

Os alunoss observaram que cada criança recebeu 1 dezena e 7 unidades, enquanto que, ao final da atividade, a classe tinha um total de 30 dezenas e 6 unidades. O projeto proporcionou grande interação entre todos os alunos, incentivando o compartilhamento e o espírito de equipe.