Confecção de máscaras para aprender sobre comédia italiana

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Brasilis participaram de uma atividade diferente para aprender mais sobre a Comédia Dell´ Arte, gênero teatral surgido na Itália no fim do século XVI. Eles confeccionaram as próprias máscaras com gesso, pintaram depois de secas e organizaram uma exposição com os objetos.

A Comédia Dell’Arte é um gênero de comédia que continha elementos de mímica e acrobacia circense. Era levada por grupos de atores profissionais treinados no improviso do diálogo e da ação,  construída à volta de situações padronizadas e com certos personagens-tipo ( como o Arlequim, Pierrot e Colombina)

Após a aula sobre o assunto, os alunos escolheram os personagens que mais os agradaram para confeccionar as máscaras e, para fazê-las, cada dupla pesquisou as principais características deles.  Os estudantes se divertiram muito e encontraram no gesso uma nova ferramenta dentro do fazer artístico, além de estudar as linguagens teatrais e plásticas.