Colégio Brasilis recebe exposição de Belini

Belini Romano é o mais novo convidado do projeto “O artista na Escola”, promovido pelo Colégio Brasilis. O trabalho do artista poderá ser conferido nas unidades do Alto do Ipiranga e de Cezar de Souza, sendo que haverá programações quinzenais para cada unidade. O lançamento oficial da exposição ocorreu às 11 horas do dia 23 de agosto, com a presença de alunos, da direção e do autor. A exposição será aberta ao público.

A exposição de Belini Romano para o projeto “Artista na Escola” foi iniciada na unidade II, com duração entre os dias 23 de agosto e 06 de setembro. Logo em seguida, a mostra segue para a unidade de Cezar de Souza, sendo realizada entre os dias 13 e 23 de setembro. Durante o lançamento, o artista conversou com os alunos, falando sobre suas obras e trajetória profissional.

Belini destaca que essa é a primeira vez que realiza uma exposição em uma escola de Mogi das Cruzes. Ele comentou sobre a importância de levar a arte para junto de crianças e adolescentes. “A arte tem o poder de transportar o jovens para um universo que não faz parte do eu dia a dia. Por meio da arte, eles conseguem desenvolver a criatividade, que é uma questão fundamental para qualquer ramo ou profissão”, afirma o artista.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, destaca a importância de receber a exposição de Belini. “O projeto Artista na Escola nasceu para que pudéssemos valorizar a cultura e os artistas mogianos. Belini Romano possui um trabalho muito bonito e tenho certeza de que a exposição vai ser inspiradora”.

O projeto “Artista na Escola” foi concebido em 2008 com as intenções de valorizar os artistas mogianos e incentivar o interesse dos alunos pelos mais variados segmentos das artes. Graças à iniciativa, passaram pelo Colégio Brasilis importantes representantes da comunidade artística local, como o artista plástico Nerival Rodrigues e o escultor Maurício Chaer, e nomes de repercussão nacional, como o fotógrafo Laílson Santos.

Histórico do Artista

Bellini Romano nasceu em Mogi das Cruzes e desde criança iniciou atividade de manufatura de objetos artísticos. Com o passar do tempo, desenvolveu sua técnica de montagem de sucata mecânica.  O talento de Bellini foi evidenciado a partir de 1986, quando começou a trabalhar na usina Aços Villares e passou a ter contato diário com a sucata de ferro.

Considerado autodidata, Bellini procura pesquisar temáticas atuais para transmitir na arte os sentimentos do homem contemporâneo. “Minhas esculturas são a forma que encontrei para externar como sinto as atitudes do homem no dia a dia de uma sociedade”, destaca o artista.

Exposição “O Artista na Escola” com Belini Romano

Período: 23 de agosto e 06 de setembro

Local: Unidade II do Colégio Brasilis (Alto do Ipiranga)

Período: 13 a 23 de setembro