Colégio Brasilis recebe americano criador da Grom Social

O Colégio Brasilis recebeu no dia 7 de maio o americano Zach Marks, aluno da Flórida Virtual School, administradora da Smart High School plataforma que garante a obtenção de certificado americano através do estudo online. Aos 11 anos de idade ele criou a “My Grom Lyfe” (Grom Social, em Português), maior site de rede social responsável em ética digital para crianças e adolescentes dos Estados Unidos.

Apenas quatro escolas do Brasil foram visitadas, entre elas o Colégio Brasilis, única na região do Alto Tietê parceira do programa que permite que o aluno concilie a carga horária do Ensino Médio com aulas complementares da High School. Ao final do curso, o estudante recebe o dual diploma – certificado amplamente aceito entre as mais respeitadas universidades americanas como Princeton, Harvard, Yale, MIT, entre outras.  Durante o evento, o jovem irá detalhar o site aos alunos do Colégio, além de iniciar sua divulgação no Brasil.

A Grom Social permite adicionar amigos, compartilhar fotos e vídeos e acessar jogos, igual a redes sociais que conhecemos. O diferencial está no conteúdo – apropriado para crianças de 5 a 16 anos – e no controle dos pais, que podem monitorar o acesso dos filhos, em tempo real, 24 horas por dia. Além disso, a plataforma promove alguns temas de responsabilidade social como ações contra o bullying, drogas e fumo.

Zach Marks queria, aos 11 anos, interagir com crianças on-line e criou uma conta no Facebook onde, rapidamente, adicionou mais de 600 amigos. Sua conta foi descoberta pelos pais que, por terem ficado preocupados com sua exposição a conteúdos e adultos impróprios – muitos ele não conhecia pessoalmente –, prontamente o tiraram da rede por duas vezes.

Em uma discussão acalorada com seu pai sobre ser impedido de  utilizar a rede social de adulto, Zach perguntou: “E se eu criasse um site de rede social para crianças?”. E seu pai respondeu: “Vá em frente”. Zach imediatamente começou a criar um mundo on-line exclusivo para crianças.

A adesão à rede social é gratuita e o site conta com versões em Inglês e Português. “Ele é um aluno da Flórida Virtual School, responsável pela plataforma Smart. Nosso objetivo com essa visita ao Brasil é dar o exemplo aos outros alunos de que é possível criar algo prático e promissão, mesmo eles sendo tão jovens”, comentou o presidente da Smart High School, Wagner Nolasco.

O Grom foi eleito o 5º caso de rede social mais legal de 2013 segundo a Entrepreneur Magazi. Além disso, a Pesquisa Opinium realizada em 2014* revelou que mais da metade das crianças usa mídias sociais 10 anos. O Facebook é o site mais popular na adesão de jovens. Cerca de 52% das crianças de 8 a 16 anos ignoraram a restrição de idade no Facebook e 21% postaram comentários negativos a partir, em média, dos 11 anos idade, conforme noticiado pelo Daily Mail Reporter em 5 de fevereiro de 2014.