Colégio Brasilis comemora a Semana do Folclore

O folclore brasileiro foi tema de projetos de estudos desenvolvidos pelas turma da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas unidades I e III do Colégio Brasilis. As crianças aprenderam, de forma lúdica e divertida, sobre tradições, lendas, literatura, culinária e brincadeiras folclóricas. As atividades fizeram parte da Semana do Folclore, realizada entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018. 

Entre os personagens e lendas estudados pelas crianças estavam Saci, Boto Rosa, Lobisomem, Iara, Boi Bumbá, Cuca e Boitatá, entre outros. Também foram apresentados personagens da Literatura nacional como é o caso de Emília, Pedrinho, Narizinho e dona Benta, que fazem parte da obra de Monteiro Lobato.

As turmas realizaram projetos muito interessantes incluindo, por exemplo, a reconstrução das lendas com uso de sucata e materiais recicláveis, criação de teatro de fantoches, além de exercícios de leitura, escrita e interpretação. Houve ainda confecção de cartazes e atividades de pintura.

As crianças também conheceram canções típicas e brincadeiras como peão, telefone sem fio, escravos de Jó. E ainda participaram de divertidas brincadeiras com parlendas, adivinhas e trava-língua. 

A culinária tradicional também foi abordada, sendo que as crianças puderam fazer e degustar bolinhos de chuva, pé de moleque e bolo de milho.

 

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *