Cápsula de palavras incentiva produção de textos

O Projeto Pedagógico de Leitura (Propele) é realizado pelo Colégio Brasilis para aprimorar nos alunos as habilidades de leitura e escrita. Por meio de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a interpretação e a produção de textos.

Como parte do projeto Propele, os alunos da unidade III participaram de um exercício bastante divertido e criativo: a cápsula de palavras. Pequenas fichas com as mais diferentes palavras foram inseridas dentro de uma garrafa customizada. A partir delas, o grupo deveria construir uma história.

A atividade funcionou da seguinte forma: a professora pediu a um aluno que tirasse uma ficha, lesse a palavra escrita nela e iniciasse um enredo. Em seguida, um colega tirou nova palavra de dentro da cápsula e deu continuidade à história. Assim o texto seguiu, até ser necessária a realização da conclusão.

O exercício ajudou as crianças na ampliação do vocabulário e ainda desenvolveu a expressão oral, a criatividade e a imaginação!