Bússola é tema de aulas de localização geográfica

A necessidade de deslocamento fez com que o homem criasse, ao longo do tempo, diversos recursos para orientar a localização no globo terrestre. Um desses instrumentos é a bússola. Ela foi tema das aulas de Geografia no 2º ano do Ensino Fundamental. As crianças estudaram os sistemas de orientação e tiveram a oportunidade de manusear e interagir com uma bússola de verdade.

Os alunos aprenderam que o instrumento de localização começou a ser utilizado há bastante tempo por antigas embarcações e que até os dias atuais ainda é muito útil. Eles manusearam a bússola e fizeram a localização dos pontos cardeais.

As aulas foram combinadas com o estudo de mapas. As crianças identificaram as direções do nascente e do poente do sol, bem como as direções Norte, Sul, Leste e Oeste e seus colaterais. Elas também descobriram a posição geográfica do Colégio Brasilis.

As atividades foram realizadas dentro de sala de aula e também na área externa da escola.