Badminton: Aluno leva prata em competição nacional

O aluno Vinícius Eiji Noda conquistou medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Curitiba entre os dias 12 e 21 de setembro de 2017. Maior competição estudantil do Brasil, o evento foi criado pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005. Vinícius Noda competiu na modalidade badminton, categoria mirim, e ficou em segundo lugar na prova em duplas, representando o Colégio Brasilis e o Estado de São Paulo.

Para competir nos Jogos Escolares da Juventude, Vinícius Noda passou primeiro pela seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), realizados em Americana no mês de junho. Ele foi vice-campeão e o excelente resultado garantiu a classificação para ser um dos dois representantes paulistas na competição nacional.

Noda competiu junto com o Gabriel Cury, de Campinas, também selecionado durante o JEESP. A dupla já havia se enfrentado em competições anteriores e mostrou entrosamento em quadra. Eles conquistaram a prata e subiram ao pódio para receber a medalha na modalidade do badminton, esporte olímpico que se caracteriza pelo uso de raquetes e peteca.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.