Aula prática explora os estados físicos da água

Os alunos do Ensino Fundamental realizaram um projeto de estudo para aprofundar os aprendizados sobre os estados físicos da água. O conteúdo está previsto nas apostilas do Sistema Etapa e foi demonstrado por meio de uma aula prática com realização de experiências científicas. Para tornar a aula ainda mais interessante, as atividades foram realizadas na área externa do Colégio.

Para iniciar o projeto, as turmas realizaram um experimento sobre a formação dos lençóis freáticos. Para isso, foi utilizado um becker com areia, pedra e água. Os alunos observaram que existem regiões abaixo do solo que armazenam as águas provenientes das chuvas. Elas recebem o nome de lençol subterrâneo ou lençol freático.

Na mesma aula, as crianças ainda puderam desvendar o mecanismo físico responsável pela condensação do vapor da água existente no ar.  Elas aprenderam que a condensação acontece quando há um resfriamento, ocorrendo a passagem do estado gasoso para o líquido. Dessa forma, o vapor invisível transforma-se em líquido e torna-se visível novamente. As crianças usaram gelo para fazer a experiência.