Aula prática aborda as noções de capacidade

Aprender certas noções matemáticas é um passo fundamental para que as crianças possam lidar com situações cotidianas. Um exemplo disso são as medidas de capacidade. Elas são utilizadas, por exemplo, na hora de comprar um alimento, tomar um remédio ou fazer uma receita. O tema foi abordado em uma aula prática realizada na unidade III do Colégio Brasilis.

Os alunos aprenderam que capacidade é o termo usado para determinar o volume interno de um recipiente. Para melhor compreensão do conteúdo os alunos realizaram exercícios utilizando a unidade de medida chamada de litro, que tem como símbolo o L. Seus múltiplos e submúltiplos servem para determinar quantidades maiores ou menores de conteúdo.

Durante as atividades, a classe utilizou água e materiais como funil, copo de medição, copos descartáveis e garrafas de volumes diferentes. Com mediação da professora, as crianças deveriam usar os recipientes para encontrar as respostas para questões como: Quantos ml há em um litro? Quantos copos de 200 ml são necessários para ter 2 litros?

Os exercícios foram feitos em conjunto e, com a cooperação dos colegas, todos encontraram as soluções para os problemas apresentados.