Laboratório tem experiência sobre lençóis freáticos

A água é tema das aulas da disciplina de Ciências no 4º ano do Ensino Fundamental. Um dos tópicos abordados foi a formação dos lençóis freáticos. Os alunos descobriram que, em determinadas regiões, há armazenamento subterrâneo das águas provenientes das chuvas. Por meio de um experimento prático, a turma da unidade de Cezar de Souza pôde observar como ocorre a formação de um lençol de água abaixo do solo.

Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas sobre o armazenamento subterrâneo de água. Eles aprenderam que uma parte das águas das chuvas escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos até ser detida por uma camada de rocha impermeável. A classe descobriu que dessa forma são formados os lençóis freáticos na natureza.

Todo o conteúdo teórico foi observado durante a simulação no laboratório. Para realizar a experiência, a turma utilizou recipientes de vidro, água e materiais trazidos de casa, como pedregulhos e areia. O experimento facilitou o entendimento da matéria e tornou o conteúdo mais interessante!