Aulas divertidas abordam conceitos de medidas

As crianças do Ensino Fundamental participaram de aulaS muito divertidaS para aprender o conteúdo sobre medidas de comprimento e peso. Os alunos utilizaram trenas, fitas métricas e uma balança para compreender o significado dos conceitos matemáticos. Todos interagiram entre si e tiveram a oportunidade de medir partes do corpo para demonstrar o conteúdo teórico.

As aulas permitiram que as crianças pudessem reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento e peso: metro, centímetro, quilo e grama. O exercício incentivou as turmas a fazerem a identificação de números em diferentes contextos em que se encontram. Os alunos mediram o espaço entre as carteiras e a lousa, na sala de aula, e também fizeram medições na quadra da escola. Eles foram orientados a comparar medidas e fazer estimativas.

As classes ainda descobriram que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos. Para tornar o estudo mais divertido e interessante, eles vivenciaram essa experiência tirando a medida de mãos, braços e costas dos colegas. Dessa forma, entenderam que podem realizar medições por meio de unidades de medida padronizadas e não padronizadas.

Como parte do projeto, os alunos ainda mediram a própria altura e peso. Os resultados foram utilizados para confecção de um quadro. As atividades contribuiram para desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita das crianças e para valorização da trocas de experiências com os colegas.