Aulas divertidas abordam conceitos de medidas

As crianças do Ensino Fundamental participaram de aulaS muito divertidaS para aprender o conteúdo sobre medidas de comprimento e peso. Os alunos utilizaram trenas, fitas métricas e uma balança para compreender o significado dos conceitos matemáticos. Todos interagiram entre si e tiveram a oportunidade de medir partes do corpo para demonstrar o conteúdo teórico.

As aulas permitiram que as crianças pudessem reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento e peso: metro, centímetro, quilo e grama. O exercício incentivou as turmas a fazerem a identificação de números em diferentes contextos em que se encontram. Os alunos mediram o espaço entre as carteiras e a lousa, na sala de aula, e também fizeram medições na quadra da escola. Eles foram orientados a comparar medidas e fazer estimativas.

As classes ainda descobriram que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos. Para tornar o estudo mais divertido e interessante, eles vivenciaram essa experiência tirando a medida de mãos, braços e costas dos colegas. Dessa forma, entenderam que podem realizar medições por meio de unidades de medida padronizadas e não padronizadas.

Como parte do projeto, os alunos ainda mediram a própria altura e peso. Os resultados foram utilizados para confecção de um quadro. As atividades contribuiram para desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita das crianças e para valorização da trocas de experiências com os colegas.

Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
previous arrow
next arrow
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
Aulas divertidas abordam conceitos de medidas
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *