Atividades práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), alunos do Ensino Fundamental do Colégio Brasilis se prepararam estudando a teoria e também realizando diversas atividades práticas. Os trabalhos foram realizados em sala de aula e na área de convivência do colégio. Os estudantes se dividiram em grupos para realizar as atividades.

Com o intuito de comparar os tamanhos bidimensional e tridimensional da Terra e da Lua, os alunos reproduziram o sistema em cartolinas e também com materiais como o papel laminado. Assim, foi possível estudar a distância entre entre eles e compreender melhor a teoria.

Os alunos ainda confeccionaram o relógio do Sol. Um método utilizado para medir as horas por meio da forma como a luz solar incide na Terra em diferentes posições.