Atividade lúdica estimula o aprendizado

O polvo é um animal marinho comumente encontrado em diversas regiões do mundo. Ele faz parte, por exemplo, da fauna dos mares da Austrália. O país foi tema de diversas atividades realizadas no início do ano pela classe do 1º Ano C, na unidade de Cezar de Souza. As crianças aprenderam curiosidades sobre os mares australianos e descobrirem que eles abrigam uma rica vida marinha.

Para dar continuidade ao aprendizado, cada um dos alunos confeccionou um polvo em sala de aula, sob orientação da professora. Eles montaram o animal com papel colorido, cola e caneta. Por meio da atividade lúdica, as crianças conheceram a família silábica da letra P e ainda usaram os oito tentáculos do polvo para desenvolver o aprendizado sobre numerais.

Além de incentivar os novos conhecimentos, a montagem do bicho de papel também desenvolveu a coordenação motora e estimulou a criatividade das crianças. Ao final da aula, a classe ainda recebeu informações sobre a importância de conservação dos mares e da vida marinha. Os pequenos aprenderam que há 22 mil tipos de peixes no mundo, além das mais diversas espécies de corais e algas de água salgada.

Agora os alunos já sabem que preservação é fundamental para que os mares de todo o mundo continuem a abrigar os polvos e todos os demais animais marinhos!