APRENDENDO COM A NATUREZA: METAMORFOSE

Me.ta.mor.fo.se: transformação, geralmente rápida e intensa, que ocorre na forma, na estrutura e nos hábitos de certos animais durante seu ciclo de vida.

Esse foi o tema dos projetos realizados pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Unidade III e do 3º ano do Ensino Fundamental da Unidade I.  No 2º ano o animal estudado foi a borboleta, eles puderam conhecer todo o processo teórico de transformação numa aula especial realizada na sala multimídia, e depois de alguns dias aguardando, puderam ver ao vivo a transformação de uma lagarta na borboleta que nomearam carinhosamente como “Bebela”. Foi uma surpresa para os alunos e uma forma de vivenciarem uma experiência incrível da natureza de uma maneira próxima e surpreendente.

Já os alunos do 3º ano, realizaram um projeto no qual montaram e coloriram um “sapo surpresa”, recortado em papel e dobrado, de modo que, ao ser aberto, revelava as etapas de metamorfose do sapo, que é respectivamente: ovo > larva > girino com brânquias externas > girino com brânquias internas > sapo jovem > sapo adulto. A atividade teve como intuito enriquecer os conhecimentos das crianças acerca da natureza além de completar as atividades propostas pela apostila.

Em ambos os projetos, os alunos puderam se aproximar da natureza de alguma forma, conhecer mais detalhadamente seus processos, além de exercitarem a paciência – no caso da espera pelo nascimento da borboleta “Bebela” – e habilidades como concentração e trabalho em equipe.

Confira as fotos das atividades em nossa galeria e entenda mais sobre essas incríveis metamorfoses da natureza.