Animais vertebrados são tema de aulas práticas

Os alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Fundamental na unidade I e em Cezar de Souza, nos períodos da manhã e da tarde, estão aprendendo sobre os vertebrados durante as aulas de Ciências. Eles leram textos e assistiram a vídeos com explicações sobre as características dos animais que possuem coluna vertebral e crânio.

Diante da grande diversidade dos animais vertebrados, a melhor forma de estudá-los é agrupando-os. Eles são divididos em cinco classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Para tornar o tema mais interessante e incentivar o aprendizado, as crianças participaram de aulas práticas, com observação dos bichos.

Em Cezar de Souza, os alunos analisaram um crânio de porco, uma cabeça de jacaré-do-papo-amarelo, uma mandíbula de tubarão, além de fósseis de peixes e uma pele de cobra. Eles conheceram as características de cada animal e suas particularidades.

Na unidade I, inicialmente os alunos estudaram os peixes. Eles tiveram a oportunidade de observar o animal de perto. As crianças puderam tocar, analisar as estruturas interna e externa do animal, perceber as escamas, boca, nadadeiras, cauda, olhos e levantar as guelras para identificar suas brânquias.

Ao final das atividades, as crianças aprenderam sobre o habitat de cada animal e a necessidade de preservação dos mesmos. Os pequenos descobriram que há risco de extinção da fauna, caso haja degradação do meio ambiente e das áreas em que os bichos vivem.