Alunos visitam sede do jornal O Diário de Mogi

O quinto ano do Ensino Fundamental realizou hoje (25/02) uma visita à sede do jornal O Diário, de Mogi das Cruzes. Os alunos do Colégio Brasilis puderam percorrer vários departamentos e descobrir como o veículo funciona, desde a apuração e elaboração das reportagens até a impressão e distribuição dos jornais.

A turma foi recepcionada pelo gerente comercial de O Diário, João Pinto Souza, que levou as crianças para conhecer as instalações do jornal. A primeira parada foi na Redação. A jornalista Eliane José explicou aos alunos como é o cotidiano de trabalho de repórteres, fotógrafos e editores.

A turma também passou pelo arquivo do jornal e pôde ver uma réplica da primeira edição de O Diário (publicada em dezembro de 1957). Em seguida, os alunos conheceram a gráfica para entender como funcionam a impressão e a distribuição dos jornais. A visita terminou no setor comercial.

A atividade faz parte da disciplina de Português. No decorrer do ano, os alunos vão aprender a identificar e redigir textos jornalísticos. O material elaborado será fixado em um grande mural de notícias. A visita ao jornal permitiu que as crianças conheçam de perto o tema que discutem na sala de aula.