Alunos usam pedras em releitura de arte rupestre

A arte rupestre consiste em representações artísticas gravadas em paredes e tetos de cavernas com datas de até 40 mil anos antes de Cristo. Elas foram desenvolvidas pelo homem pré-histórico e retratam o cotidiano da época, mostrando questões como a caça e o trabalho.

Os alunos do Ensino Fundamental II aprenderam sobre o tema em um projeto de estudo que integrou as disciplinas de História e Arte. Como conclusão das atividades, eles fizeram trabalhos artísticos para representação da pintura rupestre.

Em sala, durante as aulas de História, os alunos aprenderem o conteúdo teórico sobre a arte rupestre no contexto da pré-história. Eles descobriram como os homens confeccionavam pincéis e tinta para realização dos desenhos. As turmas também estudaram as principais características da pintura rupestre no Brasil.

Já nas aulas de Arte, os alunos analisaram pinturas rupestres da Caverna de Lascaux, na França. A partir das observações de suas peculiaridades, todos criaram releituras em pedras coletadas pelos próprios alunos. Eles utilizaram cores em tons terrosos para que os trabalhos tivessem maior similaridade com a arte pré-histórica.

O projeto foi desenvolvido nas unidades II e III do Colégio Brasilis.