Alunos representarão o Brasil em Olimpíadas

Os alunos do Colégio Brasilis, Daniel e Rafael Charles Heringer Gomes, representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA), respectivamente. O resultado foi divulgado nesse mês de abril pelo comitê organizador do evento. Eles concorreram com todo o país e foram classificados entre o seleto grupo de dez estudantes brasileiros que participarão das provas previstas para ocorrer na Romênia e no Uruguai nesse ano de 2014.

Os irmãos gêmeos Daniel e Rafael Charles Heringer Gomes participaram da primeira etapa de provas das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica (OBA) em 2013, competindo com cerca de 800 mil estudantes de todo o país. Mil adolescentes receberam medalhas pelo bom desempenho nas provas e foram classificados para a etapa seguinte, composta por testes online. Ao final, Daniel e Rafael estavam entre os cem alunos com melhor desempenho, convocados para uma prova presencial, realizada em Barra do Piraí, já em março de 2014.

Um total de 52 estudantes compareceu à seletiva final e participou de quatro dias de estudos e provas. O resultado final foi divulgado no dia 17 de abril. Daniel obteve o segundo melhor desempenho da competição e levará os nomes do Colégio Brasilis, de Mogi das Cruzes para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será realizada em agosto. “Tenho estudado bastante os conteúdos que serão cobrados e espero que com os treinamentos possa aprimorar mais minhas habilidades na área e conseguir um bom resultado para o país na Romênia”.

Rafael ficou em sexto lugar e representará o país na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA), prevista para ocorrer no Uruguai, em data a ser definida. “As provas da seletiva estavam difíceis. Não imaginei que seria selecionado. Espero estudar muito durante o ano e me empenhar durante o processo de treinamento para conseguir um bom desempenho para o Brasil”.

A diretora pedagógica do Colégio Brasilis, Heloisa Melo, destaca que o bom resultado dos alunos é fruto de um ensino sério e de qualidade. “O Colégio Brasilis estimula a participação de todos os alunos em competições porque elas são importantes instrumentos de aprimoramento do conhecimento. Os irmãos Daniel e Rafael estudam no Colégio Brasilis desde a Educação Infantil. Aqui, eles recebem toda a base e o incentivo que precisam para um excelente desempenho acadêmico”.

Treinamento

Na próxima semana, Daniel e Rafael passarão por um treinamento na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Eles receberão instruções para as provas práticas das olimpíadas, que consistem em exercícios de observação do céu, montagem de telescópios e lançamento de foguetes.