Alunos produzem eletroscópios com materiais recicláveis

Com atividades práticas, as aulas de Física são ainda mais estimulantes e divertidas. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Brasilis tiveram a oportunidade de aprender a produzir um eletroscópio para estudar os processos de eletrização. O aparelho foi feito com materiais recicláveis como latinhas, canudos, isopor e potes de vidro.

Após aulas explicativas sobre os conceitos de eletrização (atrito, contato e indução), os alunos foram apresentados ao eletroscópio, que é um aparelho simples usado para saber se o corpo encontra-se eletrizado ou não.

Os estudantes se dividiram em duplas ou trios para produzir seu próprio eletroscópio de pêndulo. O aparelho funciona repelindo ou atraindo os corpos. Depois de prontos, os grupos apresentaram os projetos e seu funcionamento para a classe.