Alunos fazem projetos sobre Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente em 22 de março, o Colégio Brasilis promoveu diversas atividades para conscientização das crianças sobre a importância de preservação dos recursos hídricos. Os projetos foram desenvolvidos junto às turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, nas unidades I e III.

As professoras utilizaram as mais diversas ferramentas pedagógicas para abordar o assunto de forma criativa, despertando o interesse das crianças para as questões ambientais que envolvem a água.

Entre as atividades realizadas pela Educação Infantil estavam sessões de cinema nas salas de multimídia, com vídeos educativos sobre a importância da água e consumo consciente. Os filmes ainda mostraram a formação das chuvas, o ciclo da água e a importância de cuidar desse recurso natural.

As crianças descobriram o quanto a água é importante para hidratação do corpo humano e para vida dos demais seres vivos. Elas também fizeram uma experiência simulando a água poluída e limpa. Ao final, os pequenos degustaram o líquido próprio para consumo e aprenderam sobre a necessidade de combate à poluição de rios, nascentes e demais recursos hídricos.

Os projetos incluíram  ainda exercícios manuais como colagem de papel, pintura de painel e confecção de cartazes e dedoches. Os alunos também confeccionaram uma gotinha com bexiga e papel e foram intitulados de "guardiões da natureza" para preservar e ensinar aos familiares a importância de se economizar água.

No Ensino Fundamental, foi desenvolvido um projeto com integração das disciplinas de  Língua Portuguesa e  Ciências. A atividade multidisciplinar incluiu interpretação de textos de conscientização sobre o uso da água e criação de um jogo de tabuleiro para personalizar e brincar com a família.